22/08/2016

MAIS UMA VEZ A PSICOLOGIA GANHA PONTOS NESSA OLIMPÍADA


Foto: Dylan Martinez 06.ago.2016 Reuters 06/08/2016


O resultado da atuação da psicologia foi visto mais uma vez na Olimpíada Rio-2016. Muitos atletas tem atribuído parte de suas vitórias a intervenção da psicologia em suas vidas.
Segundo A OMS: "Entre 1990 e 2013, o número de pessoas sofrendo de depressão e ansiedade aumentou quase 50%, de 416 milhões para 615 milhões". A ansiedade assim como a depressão encontram-se na lista da OMS ocupando o sexto e o primeiro lugar, respectivamente, das doenças mais incapacitantes.
De acordo com o DSM-5, A ansiedade é algo biológico, comum aos seres humanos diante de fatores estressantes externos, uma autodefesa. Dessa forma, enquanto o corpo se prepara para luta ou fuga, ele emite sinais físicos como palpitações e sudorese, entre outros. Mas quando devemos nos preocupar com essas reações? Quando isso se torna um transtorno, ou seja, vira patológico.
Quando esses sintomas aparecem sem que haja um estímulo suficientemente grande desencadear essas resposta ou quando aparecem independente de estímulos ou seja, há uma expectativa e preocupação excessivas, um tanto desproporcional diante do fato, nesse caso é preciso ficar atento, pois isso pode prejudicar sua vida e seus planos, assim como poderia prejudicar, segundo a psicóloga de Arthur Nory, sua carreira como explica a reportagem.
Segundo, Cláudia Cristina Ide, Nory passa por acompanhamento psicológico há 7 anos, no qual técnicas especificas são aplicadas, visando o controle da ansiedade, além de todo suporte para lidar com as pressões da profissão e social. Veja mais na reportagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário ele é sempre muito importante pra mim!
Um Bj.